Caro Roberto, Há cerca duas horas estou a contemplar tuas obras, e a aprender um pouco, contigo, sobre pintura e arte, pois também és um artista da palavra e do pensar. A temática bíblica que registras foi uma grande inspiração pra desenvolver teus traços vivos, modernos e realistas. Também gostei muito do "A Leitura", tão diferente das telas de leitores estáticos de que tenho memória. Este, moderno e luminoso, dá o tom do leitor atual, que enquanto lê já está a passar a página... É muito bonito! Espero ainda poder vê-lo na tua exposição, em maio próximo.
APRESENTAÇÃO
Roberto van der Ploeg nasceu em Valkenburg aan de Geul na Holanda em 1955. Ele veio em 1979 para o Brasil no contexto de um estudo de mestrado em Teologia Latino americana. Desde 1982 reside no Nordeste brasileiro.
A mudança da teologia para a pintura não foi muito radical para Roberto Ploeg. Segundo ele teologia e arte são de essência metafórica porque as duas procuram apresentar de maneira pessoal, experiências universais em imagens literárias e visuais. Neste sentido o teólogo é um artista da palavra. O caminho pessoal de Ploeg foi da palavra à imagem visual.
Ele fez sua formação artística através de vários cursos em instâncias culturais em Olinda e Recife (MAC, Oficina Guaianases, Escolinha da Arte, UFPE, IAC, Fundaj). Após anos de atividades como teólogo da libertação no Nordeste Brasileiro, ele opta em 1995 definitivamente pela arte.
Um comentário:
Caro Roberto,
Há cerca duas horas estou a contemplar tuas obras, e a aprender um pouco, contigo, sobre pintura e arte, pois também és um artista da palavra e do pensar. A temática bíblica que registras foi uma grande inspiração pra desenvolver teus traços vivos, modernos e realistas. Também gostei muito do "A Leitura", tão diferente das telas de leitores estáticos de que tenho memória. Este, moderno e luminoso, dá o tom do leitor atual, que enquanto lê já está a passar a página... É muito bonito! Espero ainda poder vê-lo na tua exposição, em maio próximo.
Postar um comentário