Gosto muito do quadro "Woman with eyes closed" (2002) de Lucian Freud (1922-2011) que foi adquirido pelo Museu Municipal de Haia. Fiz este retrato de Xavana de olhos fechados.
Ai! Roberto, gosto demais dessa tua ousadia, como fizeste com o quadro que tenho dos dois moçambicanos de costas. Tua arte é mediada pelo cotidiano, pela simplicidade do gestual...com a beleza dos traços e cores que são tua marca. Uma sugestão: já fizeste algum retrato tipo: "Marcas de Vida"? Pois um dia vou aí pra servir de modelo, pois minhas marcas têm uma vida e tanto!!!! Parabéns! Tenho um orgulho imenso de ser tua amiga.
APRESENTAÇÃO
Roberto van der Ploeg nasceu em Valkenburg aan de Geul na Holanda em 1955. Ele veio em 1979 para o Brasil no contexto de um estudo de mestrado em Teologia Latino americana. Desde 1982 reside no Nordeste brasileiro.
A mudança da teologia para a pintura não foi muito radical para Roberto Ploeg. Segundo ele teologia e arte são de essência metafórica porque as duas procuram apresentar de maneira pessoal, experiências universais em imagens literárias e visuais. Neste sentido o teólogo é um artista da palavra. O caminho pessoal de Ploeg foi da palavra à imagem visual.
Ele fez sua formação artística através de vários cursos em instâncias culturais em Olinda e Recife (MAC, Oficina Guaianases, Escolinha da Arte, UFPE, IAC, Fundaj). Após anos de atividades como teólogo da libertação no Nordeste Brasileiro, ele opta em 1995 definitivamente pela arte.
2 comentários:
Tudo bem que sou eu e tal, mas, ficou lindo demais!!! :D
Ai! Roberto, gosto demais dessa tua ousadia, como fizeste com o quadro que tenho dos dois moçambicanos de costas. Tua arte é mediada pelo cotidiano, pela simplicidade do gestual...com a beleza dos traços e cores que são tua marca.
Uma sugestão: já fizeste algum retrato tipo: "Marcas de Vida"? Pois um dia vou aí pra servir de modelo, pois minhas marcas têm uma vida e tanto!!!!
Parabéns! Tenho um orgulho imenso de ser tua amiga.
Postar um comentário